Matão, SP- Brasil
(16) 97407- 9178

FELICIDADE É A VIAGEM E NÃO O PONTO DE CHEGADA

O objetivo deste Blog é trazer Luz e autoconhecimento através do Desenvolvimento Humano

por Marcos Nascimento

Quantas pessoas gastam tempo, dinheiro, energia, buscando encontrar a felicidade como quem busca o pote de ouro no final do arco-íris.  Assim como o arco-íris é uma ilusão de ótica, pois vemos só um semicírculo que não toca o chão e se perde na linha do horizonte,  também não somos capazes de dimensionar ou dizer com certeza onde ela está.

Mas afinal, o que é a felicidade?

Se buscarmos no dicionário https://www.dicio.com.br/felicidade encontraremos que a felicidade é “… Sensação real de satisfação plena; estado de contentamento, de satisfação; Condição da pessoa feliz, satisfeita, alegre, contente; Estado de quem tem boa sorte; Circunstância ou situação em que há sucesso.”

A busca pela felicidade tem sido um dos principais balizadores do meu método “FAÇA UM NOVO FIM”, onde tenho vindo na contramão dos gurus da felicidade que pregam que ser feliz é ter uma vida extraordinária, uma vida épica, uma vida baseada em conquistas materiais, reconhecimento pessoal e status social.

Para mim, a felicidade não é o ponto de chegada, mas sim a forma com que aproveitamos cada momento dessa viagem chamada vida, onde cada espaço percorrido traz uma paisagem repleta de coisas bonitas para serem experimentadas e vividas naquele único momento que jamais voltará.

Como coach Integral Sistêmico, ensino às pessoas que precisamos cuidar de 11 pilares essenciais para nossa vida, quais sejam: Espiritual, Conjugal, Familiar (pai, mãe e irmãos), Filhos, Saúde, Social, Servir, Profissional, Financeiro, Intelectual e Emocional.

Esses pilares precisam estar em harmonia para que o todo seja harmônico e assim, o Ser realmente experimente a plenitude em tudo aquilo que faz.

Não existe ninguém que seja plenamente feliz tendo apenas dinheiro, fama, status, assim como não existe felicidade plena em quem vive passando por dificuldades financeiras, privações, discriminações por ser pobre materialmente.

Se dinheiro em abundância fosse realmente a razão principal da felicidade não veríamos pessoas milionárias se suicidando ou cometendo atrocidades por causa do dinheiro.

Vivemos uma era onde o consumismo, a busca pelo corpo perfeito e a vontade de ser reconhecido socialmente nos bombardeia 24 horas por dia e sempre acabam por nos mostrar coisas que gastaríamos de ter e não podemos, o que acaba levando a grande maioria das pessoas à frustração pessoal e consequentemente ao sentimento de que não são felizes.

Se cada um puxar pela memória, ao longo de toda vida vivida até aqui qual foi o momento mais feliz que já viveu, certamente aparecerão respostas como: o dia que recebeu a notícia de que um filho estaria a caminho, ou o dia do nascimento de um filho, uma tarde brincando com a família numa cachoeira, ou uma tarde soltando pipa com o pai, ou a mãe ensinando a filha a brincar de casinha, enfim, cada um terá uma história linda e que ficou guardada na memória como um momento de felicidade.

Quantas vezes ao longo de um dia paramos para pensar em tudo o que deu certo, nas pequenas realizações e que nos trouxe alegria naquele dia? Na verdade, costumamos dar foco maior ao que deu errado e que nos causou tristeza, irritação.  Pare para observar, às vezes de 10 eventos que nos aconteceram num dia, apenas um foi negativo, mas esse evento negativo foi suficiente para nos fazer esquecer os outros 9 que deram certo.

Eu sempre digo que o segredo para a felicidade é você manter sua mente sempre conectada com as coisas boas, numa faixa de vibração elevada, pois, o universo é composto de matéria e energia que ao vibrar nas frequências certas criam tudo o que conhecemos como realidade.

Somos seres imortais vivendo uma aventura terrena num corpo perecível que um dia deixará de existir, mas nossa essência permanecerá e é nesta essência que estará para sempre gravado todas as nossas experiências.  Então, porque perder tempo com coisas que nos entristecem ou que nos afastam das coisas boas e positivas do universo?

Agradecer, sorri, ajudar os outros, buscar melhorar-se a cada dia, ser farol para aqueles que precisam de luz. Essa é a nossa essência onde reside a centelha divida e o segredo para ser feliz.

Então, “bora” ser feliz e brilhar no palco da vida antes que a cortina se feche e o show se acabe!