Matão, SP- Brasil
(16) 97407- 9178

       OS PRIMEIROS 30 MINUTOS DEFINEM O SEU DIA

O objetivo deste Blog é trazer Luz e autoconhecimento através do Desenvolvimento Humano

                            OS PRIMEIROS 30 MINUTOS DEFINEM O SEU DIA

por Marcos Nascimento

Já teve aquela sensação de que nada está dando certo no seu dia, ou então que num determinado dia você não deveria ter saído da cama?

Claro que sim, todos nós temos dias assim, afinal ninguém está imune aos acontecimentos indesejados ou às mudanças bruscas que a vida nos submete sem aviso prévio. No entanto, a questão não está no que nos acontece, mas sim na forma que nós reagimos ao que nos acontece.

Veja, você acorda pela manhã atrasado porque esqueceu de colocar o despertador para despertar às 6hs30 e você acordou às 7hs00, sendo que precisa estar no trabalho às 7hs30, aí você levanta de sobressalto da cama, e meio sonolento ainda chuta o pé da cama, o que lhe causa uma dor latente seguida de vários palavrões, lava o rosto, coloca a roupa do trabalho e vai correndo para a cozinha para tomar um copo de leite e no atropelo, porque está atrasado, acaba esbarrando no copo e derramando todo leite com chocolate na camisa que você acabou de colocar, aí, o que era desespero se transforma em fúria.  Você volta para o quarto, troca novamente a roupa e sai a milhão com seu carro e ao olhar a hora, você desvia a atenção e bate na traseira de um veículo que parou devido ao sinal estar vermelho. Você desce do carro enfurecido, xingando o outro condutor que até estava disposto a acionar o seguro amigavelmente, porém, como você foi ignorante, ele decide chamar a polícia para lavrar a ocorrência e o que era para ser um simples atraso de poucos minutos, agora se transformou num atraso de mais de duas horas no seu trabalho.

Finalmente, você consegue sair do local do acidente e chega ao seu local de trabalho hiper atrasado e acaba perdendo um negócio que seria sua passagem para uma promoção que você aguardava há anos. No final do dia você volta para a casa totalmente irado e chega a conclusão de que teve um dia para esquecer.

Pois bem, nessa historinha hipotética, que pode acontecer a qualquer pessoa, houve um evento que você não poderia mais mudar, que foi o fato de você ter acordado atrasado, porém, esse único fato desencadeou em você uma reação tão negativa que todos os fatos que vieram à seguir foram transformados em situações horríveis, ou seja, a forma com que você reagiu diante de uma situação determinou e ditou como seria o seu dia, culminando com a perda de uma promoção que para você seria muito importante.

Estudos comportamentais indicam que 10% de tudo o que nos acontece está fora do nosso controle, ou seja, vai acontecer independentemente de nossa vontade, porém 90% diz respeito a forma como vamos reagir aos acontecimentos que não podemos modificar.

Na historinha hipotética que contei acima, imagine se a sua reação ao acordar atrasado fosse outra  Se você parasse 1 minuto para refletir sobre o que você poderia fazer e então ao invés de sair desesperado, você já ligasse para o seu chefe, informasse que iria se atrasar meia hora e em seguida fizesse tudo como normalmente faz? Provavelmente você não chutaria o pé da cama, não derrubaria o leite na camisa e dirigiria com atenção evitando o acidente.

Precisamos manter a calma em qualquer circunstância da vida e analisar o cenário antes de tomarmos qualquer medida que possamos nos arrepender amargamente.

A Neurociência ensina que nós precisamos em média de 8 segundos para compreender o que nos acontece para que a partir daí tomemos uma medida de ação.

Este tempo que nosso cérebro leva para processar uma informação é crucial para que evitemos agir no calor da emoção, revidando às situações sem antes entender o que realmente aconteceu e evitando tomar decisões reativas e erradas.

Uma dica que vale muito a pena é se programar para acordar uns 10 minutos antes do habitual e, nesses 10 minutos iniciais do dia, organizar mentalmente como você deseja que seja seu dia, em seguida, agradeça por mais um dia de vida, pelas pessoas que você ama, pela sua saúde, pelos bens que você possui, enfim, crie sua rotina de agradecimentos, faça um breve alongamento do seu corpo e somente depois disso comece de fato seu dia.

Esses minutos iniciais farão toda diferença em como seu dia será conduzido e com certeza será um dia muito bom.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *