NOSSO CORPO PRODUZ FELICIDADE
Por: Marcos Nascimento
Aprenda como ativar os hormônios da felicidade
Se você acredita que a busca pela felicidade depende de fatores externos e de algo que está fora do seu alcance, tenho uma ótima notícia para você!
A Neurociência está provando que a felicidade realmente está dentro de nós mesmos e podemos acessá-la apenas aprendendo a usar de forma favorável a farmácia que nosso corpo é.
Somos nossa própria farmácia biológica
Nosso organismo é uma fábrica capaz de produzir a felicidade através de hábitos simples, mas cuidado que o contrário também é verdadeiro. Da mesma forma que nosso organismo é capaz de produzir a felicidade, ele também produz a tristeza, a melancolia, as doenças psicossomáticas etc…
Viver uma vida feliz e saudável é o sonho de muitas pessoas. No entanto, muitas vezes, a felicidade parece tão difícil de alcançar.
O que muitos não sabem é que há um conjunto de hormônios que podem ajudar a aumentar a sensação de bem-estar e felicidade em nosso organismo.
Então, como ativar esses hormônios? É o que veremos a seguir.
Endorfina
A endorfina é conhecida como o principal “hormônio da felicidade” por ser liberada pelo corpo durante a prática de atividades físicas, como corrida, caminhada, ioga, entre outras.
Esse valioso hormônio, além de aliviar a dor e o estresse, também aumenta a sensação de prazer e bem-estar. Para estimular a produção de endorfina, atividades como dança, exercícios aeróbicos e atividades ao ar livre podem ser boas opções.
Então que tal sair da mesmice da vida e começar a colocar o corpo em movimento e aumentar a sensação de bem estar?
Serotonina
A serotonina é outro hormônio que regula o humor e a felicidade.
Sua produção é influenciada pela exposição à luz solar, uma dieta equilibrada, sono suficiente de no mínimo 7 a 8 horas por dia e atividades que trazem prazer, como a leitura de livros ou a meditação.
Uma dieta a base de alimentos como banana, nozes, chocolate amargo e ovos, alimentos esses que são ricos em triptofano, um aminoácido que ajuda na produção de serotonina também é ótima para a produção e liberação desse hormônio no organismo.
Acordar todos os dias e curtir os primeiros raios de sol, quando a radiação solar ainda é baixa, além de ajudar na produção de serotonina é fantástico para a produção de vitamina D.
Dopamina
A dopamina é o hormônio que controla o sistema de recompensa do cérebro.
Ela é liberada quando realizamos atividades prazerosas, como comer uma sobremesa ou completar uma tarefa difícil.
Este hormônio é considerado o hormônio da motivação, pois atua diretamente no nosso cérebro trazendo aquela sensação de alegria por ter atingido uma meta, um desejo, porém é preciso tomar cuidado para que sua vida não vire apenas uma busca frenética por buscas e resultados.
Toda vez que ativamos nosso organismo através da dopamina, ficamos motivados e então buscamos uma meta.
Passada a euforia pela conquista daquela meta, o organismo precisa de outras metas mais ousadas para novamente produzir dopamina e isso pode levar àquela sensação de que nada nunca é o suficiente.
Para aumentar a produção de dopamina, é importante estabelecer metas realistas e alcançáveis, manter uma rotina de exercícios físicos e ter hábitos saudáveis, como não fumar ou consumir álcool em excesso.
A dopamina é indispensável para quem quer sair da zona de conforto e se desafiar.
Oxitocina
Conhecida como o “hormônio do amor”, a oxitocina é liberada durante atividades como o abraço, o beijo e o sexo.
Ela é responsável por aumentar a sensação de conexão e confiança entre as pessoas.
Esse hormônio é um dos principais responsáveis pelo equilíbrio da Inteligência Emocional, tão buscada nos dias de hoje.
Para estimular a produção de oxitocina, é importante manter relacionamentos saudáveis e afetuosos, praticar o contato físico e a empatia, e cultivar momentos de prazer com entes queridos.