QUER VIVER BEM? APRENDA A VIVER O MOMENTO PRESENTE
por Marcos Nascimento
Você já se deu conta do quanto você está vivendo sua vida no modo automático?
Mas como assim Marcos?
Lembra do filme Click, onde o ator Adam Sandler interpreta um personagem que trabalha num grande escritório de arquitetura e está aguardando uma promoção que nunca chega e que na busca por um controle universal para os equipamentos eletrônicos da sua casa acaba ganhando um controle que controla sua vida, facilitando várias coisas, adiantando eventos indesejáveis e colocando aquilo que ele não considera importante no modo automático, mas no entanto, evitando o que é indesejado e adiantando a vida para a chegada da tão sonhada promoção ele perde tudo e quando se dá conta, está sofrendo um infarto e implorando para que seu filho não siga os seus passos.
A vida real, muitas vezes imita a ficção e por vezes nos pegamos pensando no passado ou preocupados com o futuro. No entanto, a verdadeira felicidade está em viver o presente, apreciando cada momento e aprendendo a desfrutar das coisas simples da vida.
Em estudos desenvolvidos nos campos da neurociência e desenvolvimento humano, já há consenso de que algumas práticas podem nos levar a desacelerar um pouco o ritmo frenético em que vivemos. Vamos aqui apresentar 5 práticas:
1. Aprecie o que está no seu momento presente
Não importa onde você esteja ou o que esteja fazendo, o momento presente é tudo o que você tem. A melhor forma de trazer nossa mente para o momento presente é acessando nossos sentidos e para isso basta você certificar-se de estar presente e consciente do que está acontecendo ao seu redor. Faça uma pausa e concentre-se nos seus sentidos – o que você está vendo, ouvindo, sentindo, cheirando e até mesmo tocando objetos e coisas ao seu redor.
2. Deixe o passado guardado no passado
O passado pode e deve ser apenas uma fonte de aprendizado e crescimento, onde as experiências que você vivenciou serviram apenas como aprendizado e por essa razão não deve impedir que você aproveite o presente. Deixe de lado as coisas que não podem mais ser mudadas e foque suas energias em criar novas experiências. O ideal é que o presente consuma apenas 10% das suas energias.
3. Não se preocupe com o futuro, pois ele ainda não existe
Assim como não é produtivo gastar tempo e energia com o passado que não podemos mudar, também não devemos focar nossas energias sempre na expectativa do que acontecerá no amanhã. Preocupar-se com o futuro pode impedir que você aproveite o presente. Concentre-se no que você pode controlar agora e esteja aberto às oportunidades que surgem ao longo do caminho. Nunca se esqueça que o futuro que você deseja depende principalmente das decisões que você toma no agora.
4. Tome decisões que criam realidades que desejamos
Tome decisões com base no que é importante para você e no que o faz feliz, afinal, como a neurociência e a física quântica tem nos mostrado, somos cocriadores da nossa própria realidade. Não tome decisões com base no medo ou naquilo que você não deseja, pois nosso cérebro não entende o que é real do que é imaginação e também não entende a palavra não. Por isso se você não deseja viver na miséria deve pensar na abundância e na riqueza que você quer, pois são essas as imagens que seu cérebro irá produzir e trabalhar seus neurotransmissores para a busca daquilo que você quer. Lembre-se de que a felicidade é uma escolha.
5. A felicidade reside na simplicidade das coisas
Se você perguntar para uma pessoa que não tem acesso a internet, vive na área rural e praticamente não tem contato com rádio e tv, provavelmente, essa pessoa terá uma definição de felicidade muito diferente da que nós temos de uma maneira geral, pois, a sua realidade a fazem sentir-se feliz com as coisas simples. E na verdade, felicidade está em coisas simples, como caminhar ao ar livre, passar tempo com amigos e familiares ou ler um livro. Há quanto tempo você não para e observa um por do sol, ou o canto dos passarinhos pela manhã, ou ainda brincar e interagir com seu filho, seu pet etc… Aprenda a encontrar alegria nas pequenas coisas e aproveite cada momento.
Viver o agora exige disciplina e fazer disso um hábito, mas trará uma grande mudança em sua vida. Ao viver o momento presente, você pode encontrar mais felicidade e paz de espírito conectando-se com o mundo à sua volta. Lembre-se sempre de que a vida é curta e que cada momento é precioso e único, então aproveite antes que as cortinas se fechem e o espetáculo termine.